Parece que foi ontem que falamos do que estava por vir em 2022 e cá estamos novamente, para falar sobre as tendências de 2023.
Já é sabido que o período que passamos acelerou muitos cenários e pôs em cheque muitos hábitos, trazendo uma nova consciência e junto, novos costumes.
A temporada crítica passou, mas os reflexos ainda estão presentes como: foco no bem-estar, valorização do olhar para dentro, desejo de conexão da natureza com o lar, percepção da casa como um lugar de refúgio e multiatividades, e é claro, a preocupação com meio social e ambiental.
É um caminho sem volta – ainda bem -, acreditamos que daqui pra frente a tendência é cada vez mais a intensificação desses elementos subjetivos, mas com adaptações, afinal de contas, a mudança faz parte da vida.
Para 2023 a casa ainda é o ponto central, por conta de muitos fatores, dentre eles a continuação de alguns postos de trabalhos na modalidade home office e a valorização do lar como refúgio, mas o que observamos é que os espaços ganham componentes visuais e estruturas que integram o exterior com o interior.
Como as imagens valem mais do que palavras, vamos dar uma olhada no que vem por aí?
A natureza dentro do ambiente
A tendência da reconexão com a natureza veio para ficar! Segundo a empresa de previsão de tendências WGSN, os itens com aspectos naturais vão permanecer dentro das casas por mais alguns anos, devido o aumento da procura por tranquilidade que a natureza traz ao lar.
Neste ano, na Expo Revestir – maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina-, diversas marcas apostaram em produtos que evidenciam o natural, buscando a atenção de projetos relacionados à biofilia, naturalidade e matérias primas orgânicas.
Cores neutras e formas orgânicas
Seguindo a linha do natural, as cores neutras ajudam a criar uma atmosfera tranquila e casam muito bem com componentes que valorizam o meio ambiente.
Os móveis com formas orgânicas - que também continuam mais atuais do que nunca- complementam natural mood e dão o tom de fluidez ao espaço.
Funghi trend
Para quem gosta de expressar excentricidade e fugir do convencional, que tal cogumelos na decoração?
A moda com o motivo surgiu e se popularizou nos anos 70, hoje, ela volta e é apreciada por quem deseja dar um ar mais retrô ao decor.
Assim como o próprio cogumelo natural, que se apresenta nas mais variadas espécies, também o encontramos nos mais diversos tipos, do elegante ao espalhafatoso em formas de: abajoures, papéis de parede, puffs entre outros.
Dourado, puro luxo!
2023 também será o ano do dourado, que se apresentará em móveis, objetos e até em revestimentos, imprimindo sofisticação aos espaços.
Ambientes integrados
Com o crescimento da verticalização da moradia e projetos cada vez mais enxutos, os espaços funcionais estão se tornando cada vez mais frequentes.
Seguindo a linha dos lofts, alguns ambientes não possuem paredes, por isso tornam-se mais amplos e permitem que a luz natural invada sem qualquer barreira.
Projetos maiores também podem se beneficiar do modelo, tornando-os mais aconchegantes e promovendo aproximação maior entre os moradores.
Esperamos que essas trends sirvam de inspiração para você dar aquele toque especial na sua casinha. Nós já estamos cheios de ideias, querendo misturar tudo!
E você? Conta pra gente qual - ou quais - mais gostou.
Commentaires