top of page

O que estará em alta na arquitetura em 2023?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Parece que foi ontem que falamos do que estava por vir em 2022 e cá estamos novamente, para falar sobre as tendências de 2023.


Já é sabido que o período que passamos acelerou muitos cenários e pôs em cheque muitos hábitos, trazendo uma nova consciência e junto, novos costumes.


A temporada crítica passou, mas os reflexos ainda estão presentes como: foco no bem-estar, valorização do olhar para dentro, desejo de conexão da natureza com o lar, percepção da casa como um lugar de refúgio e multiatividades, e é claro, a preocupação com meio social e ambiental.


É um caminho sem volta – ainda bem -, acreditamos que daqui pra frente a tendência é cada vez mais a intensificação desses elementos subjetivos, mas com adaptações, afinal de contas, a mudança faz parte da vida.


Para 2023 a casa ainda é o ponto central, por conta de muitos fatores, dentre eles a continuação de alguns postos de trabalhos na modalidade home office e a valorização do lar como refúgio, mas o que observamos é que os espaços ganham componentes visuais e estruturas que integram o exterior com o interior.


Como as imagens valem mais do que palavras, vamos dar uma olhada no que vem por aí?


A natureza dentro do ambiente


A tendência da reconexão com a natureza veio para ficar! Segundo a empresa de previsão de tendências WGSN, os itens com aspectos naturais vão permanecer dentro das casas por mais alguns anos, devido o aumento da procura por tranquilidade que a natureza traz ao lar.


Pedra na decoração. Imagem: Casa Vogue – casavogue.globo

Neste ano, na Expo Revestir – maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina-, diversas marcas apostaram em produtos que evidenciam o natural, buscando a atenção de projetos relacionados à biofilia, naturalidade e matérias primas orgânicas.


Biofilia - Felipe Araújo/CASACOR. Imagem: casacor.abril

Cores neutras e formas orgânicas


Seguindo a linha do natural, as cores neutras ajudam a criar uma atmosfera tranquila e casam muito bem com componentes que valorizam o meio ambiente.


Mariana Maisonnave / Mostra Artefacto 2022 . Imagem: Fabio Jr. Severo

Os móveis com formas orgânicas - que também continuam mais atuais do que nunca- complementam natural mood e dão o tom de fluidez ao espaço.


Funghi trend


Para quem gosta de expressar excentricidade e fugir do convencional, que tal cogumelos na decoração?


A moda com o motivo surgiu e se popularizou nos anos 70, hoje, ela volta e é apreciada por quem deseja dar um ar mais retrô ao decor.


Imagem: Pinterest

Assim como o próprio cogumelo natural, que se apresenta nas mais variadas espécies, também o encontramos nos mais diversos tipos, do elegante ao espalhafatoso em formas de: abajoures, papéis de parede, puffs entre outros.



Imagem: trendesignbook.com

Dourado, puro luxo!


2023 também será o ano do dourado, que se apresentará em móveis, objetos e até em revestimentos, imprimindo sofisticação aos espaços.



Ambientes integrados


Com o crescimento da verticalização da moradia e projetos cada vez mais enxutos, os espaços funcionais estão se tornando cada vez mais frequentes.


Seguindo a linha dos lofts, alguns ambientes não possuem paredes, por isso tornam-se mais amplos e permitem que a luz natural invada sem qualquer barreira.

Projetos maiores também podem se beneficiar do modelo, tornando-os mais aconchegantes e promovendo aproximação maior entre os moradores.



Sumar Vitorino Arquitetura. Imagem: Rafael Ribeiro

Esperamos que essas trends sirvam de inspiração para você dar aquele toque especial na sua casinha. Nós já estamos cheios de ideias, querendo misturar tudo!


E você? Conta pra gente qual - ou quais - mais gostou.

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page