Buscar
  • Finottato

10 Dúvidas sobre papéis de parede

Abrimos a nossa caixinha de perguntas frequentes, do nosso departamento técnico de papel de parede, e compartilhamos agora com você algumas delas – quem sabe podem ser suas dúvidas também?

E caso você tenha alguma dúvida específica, deixe sua inquietação nos comentários que a gente te responde 😉.


Papel coleção Único Finottato.


Vamos às dúvidas!


1- Posso aplicar o papel diretamente no reboco?

R: Antes da instalação a parede deve estar limpa, seca, nivelada e não muito absorvente. Se o reboco não estiver extremamente liso, é necessário passar uma mão de massa corrida, lixar, limpar, passar uma demão de tinta acrílica e só depois instalar o papel.


2- Se a parede texturizada for lixada - deixando-a lisa - e passada a tinta seladora, o papel pode ser instalado?

R: É muito importante que a parede esteja lisa para não retratar o papel. No caso de uma parede com textura é recomendada uma camada de massa corrida, mesmo depois de lixar, e uma demão de tinta acrílica.

3- O que deve ser feito antes de instalar o papel de parede, em parede com sinais de bolor - que não chega a ser umidade?

R: Quando tem bolor, há um pouco de umidade, que pode ser de origem externa (vapor de chuveiro por exemplo) ou de origem interna (vazamentos em canos ou paredes que pegam chuva). Em ambos os casos, é preciso sanar isso e os bolores antes da instalação, caso contrário, a cola em contato com a umidade causa manchas de tonalidade lilás no papel.

4- Assim que preparada a parede, o papel tem que ser aplicado em seguida ou é possível esperar mais uns dias para aplicar o papel (sem passar mais nada na parede)?

R: Não há problema se a preparação da parede tiver sido realizada há algum tempo. Mas a parede deve estar: com tinta acrílica, livre de umidade e de infiltração, limpa e

nivelada.


5- Pode ser aplicado em parede com tinta lavável?

R: Sim. Mas para isso recomendamos que se faça um lixamento com lixas 80, 150 e 220 nessa sequência. Isso mudará a textura da tinta deixando-a mais adequada para instalação do papel. Após o lixamento, é necessário remover toda poeira da parede que deve estar limpa, seca, livre de infiltrações e sem irregularidades.

6- Qual o rendimento da cola?

R: O pacote de 50g rende 15m² - suficiente para instalação de três rolos. O de 100g rende 30m², o suficiente para instalação de seis rolos.

7- Devo passar a cola na parede ou no papel?

R: Nos produtos com base de papel (vinílicos e vinilizados), deve-se passar a cola no papel de maneira homogênea com um rolo de lã, esperar de dois a três minutos com o papel dobrado sobre a cola e aplicar o papel na parede. Já nos papéis com base Non-Woven, a cola deve ser passada homogeneamente na parede com um rolo de lã.

Para que não haja dúvida de qual técnica utilizar, é importante consultar as instruções na embalagem do produto.


8- Posso usar cola branca (cascorez) para instalar meu papel?

R: Não é indicado. Recomendamos o uso de cola específica para papel de parede, que pode ser em pó diluída em água ou sintética já pronta, pois permitem ajustes na hora da aplicação. Outras colas possuem um TAC mais instantâneo, inviabilizando esses ajustes e podem danificar o papel.


9- Posso instalar papel de parede no meu banheiro?

R: Nunca na área interna do box e em ambientes muito úmidos e com pouca ventilação! Já na parte externa ao box e se for um banheiro bem arejado, pode. Para essa parte, recomendamos um papel vinilizado, com menos textura possível, para facilitar a limpeza.

10- É difícil aplicar papel de parede?

R: Se observarmos os princípios básicos da instalação do papel de parede até que é simples - preparar a parede, passar a cola e instalar - porém, devemos considerar vários fatores como recortes, natureza da união, técnica de instalação, verificação de lotes entre outros. Sendo assim, recomendamos a contratação de um profissional experiente para que se tenha um melhor resultado com a certeza de uma instalação bem feita.


Quer saber mais sobre papel de parede? Temos mais dois artigos bem legais aqui:

Design na parede

Limpeza de papéis de parede



197 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Rua Manoel João Martins, s/n - Praia de Fora - Palhoça - Santa Catarina - Brasil.