top of page

DESIGN NA PAREDE


A decisão de dar um "up" na decoração vem junto com as inúmeras possibilidades de produtos que o mercado oferece. Falando especificamente em revestimento, é preciso identificar o quanto de tempo, esforço e dinheiro se está disposto a empregar na hora de fazer a mudança desejada.

Se a opção for por algo que seja prático, rápido, limpo e que não mexa na estrutura do local, o papel de parede pode funcionar muito bem.

Mas você sabe os benefícios e as funcionalidades dele?

Caso não, vai descobrir agora.

Batemos um papo com o nosso especialista em revestimento de parede Adriano Duarte. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, ele compartilhou conosco curiosidades a respeito deste produto tão versátil e que muda a cara da decoração com agilidade e sem sujeira.

Acompanhe com a gente essa conversa aqui e também em vídeo, nosso canal no Youtube.





PAPEL DE PAREDE OU REVESTIMENTO?

Na verdade, o papel de parede é um dos produtos quando se fala em revestimento de parede. Hoje, a gente tem algumas matérias-primas como non-woven, vinil, papel. Então, papel é um dos produtos que utilizamos neste procedimento de colar na parede.


QUAL A FUNÇÃO DO PAPEL DE PAREDE, É APENAS DECORATIVA?

Como hoje existem vários processos de impressão e cada um confere ao produto final uma característica de resistência diferente, conseguimos ter o papel de parede para as mais variadas utilizações: seja para uma área que necessite de uma limpeza mais rígida, para área que precise de conforto acústico, área que peça durabilidade ou uma área simplesmente decorativa.


O QUE É MELHOR, PAPEL DE PAREDE OU OUTRO TIPO DE REVESTIMENTO?

Vivemos em mundo onde a velocidade e a urgência são muito grandes, onde temos várias opções de revestimentos, o papel de parede sai na frente no quesitos: instalação mais rápida, mais limpa e utilização imediata do ambiente logo após a colocação. Por exemplo: podemos sair de casa pela manhã, com um padrão estético, e ao chegar ao final do dia encontrar uma casa totalmente renovada e sem precisar esperar sair o cheiro da tinta, ou de limpeza no local. Ele é muito versátil e isso conversa com os dias atuais.


TODOS OS AMBIENTES PERMITEM A APLICAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE?

O papel de parede é um produto colado, então o que você precisa é ter uma base que permita fazer essa fixação. Ambiente com parede “doente”- com umidade causada por problema estrutural, onde a cola não vai fixar- não pode ser utilizado. Já em ambientes com umidade natural, a utilização é permitida, salvo em áreas molhadas (como por exemplo a área com chuveiro). A criatividade é que vai te permitir usar. Eu costumo dizer que o papel de parede é uma grande alfaiataria, em cada espaço você consegue dar a sua percepção, de criatividade e de design. Sua utilização é permitida em qualquer ambiente, desde que se tome cuidado quanto à base onde vai ser fixada.


COMO ESCOLHER O PAPEL IDEAL PARA CADA AMBIENTE?

A primeira etapa é você entender o que precisa, por exemplo: para uma sala de televisão há a necessidade de um produto mais acústico, então você vai para um processo de impressão de vinil expandido, em que temos um produto macio, com uma estrutura de impressão que muitas vezes vai até ajudar no desvio da trajetória das ondas sonoras, diminuindo a reverberação. Já uma área de circulação pede maior manutenção de limpeza, então indico um produto vinílico, o qual tem PVC na composição da tinta, o que confere mais resistência. Para um quarto ou uma área infantil podemos esquecer um pouco essas partes técnicas e partir para um design diferenciado. Então, dependendo da necessidade, você consegue sim em cima de um portifólio de produto, como o da Finottato, definir qual é melhor opção para cada área.

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page