top of page

Tendências de decoração 2024

Atualizado: 23 de fev.

O fim do ano vai se aproximando e além do clima de festividades, junto, os momentos de reflexões e reavaliações de tudo que foi feito no decorrer do ano. Essa é a época oficial de planejamento para o novo ciclo! Então, aproveitando essa atmosfera, é hora também de dar uma olhada nas tendências de decoração 2024, as que prometem transformar, e até mesmo melhorar os nossos espaços pessoais em refúgios acolhedores.


E para falar desses refúgios e como as tendências de decoração 2024 vão impactá-los, precisamos dar um passo para trás e revisitar 2019, pois foi o ano do início de um movimento que introduziu uma nova consciência sobre aspectos como consumo e responsabilidade com o próximo, a presença do verde que tornou-se mais comum nos lares, além de ter sido o período em que o home office foi instituído de maneira massiva pelas empresas.


Atualmente, mesmo com o retorno de muitas empresas ao trabalho presencial, o lar continua a ser um refúgio valioso, por isso, a tendência de incorporar elementos que enriquecem a experiência e tornam o ambiente o mais confortável possível permanece em alta, reforçando a importância do lar como o centro das atividades e do bem-estar.


Por isso, ao analisarmos a evolução recente na decoração de interiores, observamos a persistência de alguns padrões, apontados por agências de pesquisa de tendências como contínua e que cada vez mais vão se fortalecer com o passar do tempo. Vamos ver juntos alguns destaques.


Integração com a natureza.


Canto da leitura com decoração de plantas.
Vitalidade com plantas. Imagem: Pinterest.

A busca por uma conexão mais profunda com o meio ambiente continua a ser uma força motriz na decoração de interiores. A integração de elementos naturais, como plantas e luz natural abundante, não apenas traz vida para dentro de casa, mas também cria espaços que promovem a saúde e o bem viver.



Banheiras de imersão como refúgio.


Banheiro com banheira de imersão.
Madeira, plantas e banheira, cantinho de relaxamento perfeito. Imagem: i.pinimg.com

Os banheiros estão se transformando em verdadeiros refúgios, e as banheiras de imersão são protagonistas nesse movimento. Mais do que apenas um espaço funcional, o banheiro agora é concebido como um local para relaxamento profundo, oferecendo uma fuga do estresse cotidiano.


Revestimento amadeirado para aconchego.


O revestimento amadeirado continua presente nos ambientes, trazendo para o interior aquela sensação de aconchego e calor que faz com que não só o morador, mas também o visitante se sinta bem. Além de ser visualmente atraente, a estampa amadeirada também contribui para uma atmosfera mais natural e acolhedora, não só para a casa, mas também para o ambiente comercial.


Loja com piso amadeirado.
Loja Una Casa com piso Finottato, Favo de Mel - Elementar.

Para fugir do lugar comum.


Aqui, trazemos duas tendências observadas em uma das principais mostra de decoração do país, estamos falando sobre integrações de espaços e o revestimento sóbrio em tons mais acinzentados. A primeira oferece a impressão de amplitude e fluidez, promovendo interação entre áreas. Isso maximiza a entrada de luz natural e promove uma atmosfera mais social e inclusiva.


Ambiente amplo com piso Finottato no chão.
Arena Bar - Giovanini Arquitetura e Dani Bessa Arquitetura – Cinza Granito - Quadratta PRO.

No chão, o granito, revestimento da rocha natural visualmente composto por misturas de pontos, cores e desenhos descontínuos, assim como os elementos encontrados na natureza. A versão no vinílico é perfeita para quem quer o aspecto frio somente no campo visual e o conforto no pisar, além disso, o grande formato ajuda na sensação de amplitude do espaço (a linha usada na imagem acima é em placas de grande formato).


Cama baixa e a simplicidade nipônica.


Quarto com cama próximo ao chão.
Minimalismo e conforto. Imagem: i.pinimg.com

Inspirada na estética nipônica, a cama baixa é uma escolha contemporânea e minimalista que transforma o quarto em um santuário de serenidade. Segundo a tradição japonesa, dormir próximo ao chão ajuda a renovar a energia do corpo, tornando o sono mais confortável e gostoso.


Formas orgânicas e materiais naturais.


Sala com espelho e poltrona em formas orgânicas.
Fluidez nas formas. Imagem: styleby_isaolsen

Formas orgânicas e materiais naturais continuam a ser destaque, proporcionando uma estética que é ao mesmo tempo moderna e atemporal. Essa tendência não apenas adiciona textura e profundidade aos espaços, mas também se alinha com a crescente consciência ambiental.


Cores intensas.


Em 2024, antecipamos a ascensão de cores vibrantes, com destaque para o coral. Esta tonalidade energética e calorosa cria pontos focais ousados em qualquer ambiente, elevando o ânimo e adicionando vitalidade aos espaços.


Sala de estar minimalista com destaque para itens com tons vibrantes.
Pontos de atenção com cores vibrantes. Imagem: i.pinimg.com

E por falar em cores...


Você já deve ter notado que a gigante e importante Pantone elegeu a cor de 2024: Peach Fuzz. Segundo o Instituto, "Peach Fuzz exprime nosso desejo de se nutrir e de nutrir os outros. É um tom de pêssego gentil e aveludado com uma aura cativante que enriquece nossa mente, corpo e espírito". Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Institute, a cor é o resultado da busca que representa "... o desejo inativo por proximidade e conexão... " e completa, "...escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal".


Itens de decoração na cor Apricot Crush.
Imagem: pantone.com.br

“Nesse mundo agitado em que vivemos, precisamos que nossa casa seja um lugar onde nos sintamos completamente à vontade”. Com esse propósito, a marca de tintas Coral também divulgou sua cor do ano: Lugar de Afeto.


Tinta clara na parede com itens de decoração na frente.
Calmaria nas cores. Imagem: Tintas Coral.

A cor traz essa calmaria e possibilidade de combinações com inúmeras outras tonalidades, performando como um curinga. Além da cor do ano, para ajudar a criar cenários, a marca lançou 3 paletas de combinações: Pertencimento, Paz e Contentamento.

Essas tendências de decoração 2024.

Não apenas ditam a estética dos nossos espaços, mas também refletem uma busca crescente por conexões mais profundas com a natureza. Em meio a essa transformação decorativa, é essencial considerar como os nossos lares podem se tornar não apenas visualmente atraentes, mas também refúgios que promovem o bem-estar e a harmonia em um mundo em constante evolução.


Que 2024 seja uma ano de transformação não só nas nossas casas, mas também nas nossas vidas! Um feliz novo ciclo para todos!

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page