top of page

Réguas vinílicas, elas estão por toda parte.

Atualizado: 9 de abr. de 2020

E não é à toa. O combo versatilidade, beleza e funcionalidade é um prato cheio para quem quer ter dentro de casa aconchego e conforto.


Graças as suas características, é possível trabalhar de diversas formas e do jeito que a criatividade mandar. Além disso, a variedade em cores e formatos existente no mercado é gigantesca e tem para todos os gostos.

Para nos falar um pouco sobre essas e outras características acerca dos pisos vinílicos, conversamos com o nosso especialista Alexandre Palhares.


Veja aqui o que ele compartilhou conosco e também em vídeo no nosso canal no Youtube.


PODEMOS DIZER QUE OS PISOS VINÍLICOS JÁ SÃO REALIDADE NOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS?

Sim, o uso deles vem crescendo nos últimos anos. Na última década o piso vinílico, que era de uso hospitalar e industrial, evoluiu em formatos, desenhos e matérias-primas migrando para o uso residencial.

Percebe-se que a composição do produto permite aos arquitetos uma aplicação muito além do que conhecemos em termos de utilização de acabamento.




NA CASA COR 2019, PERCEBEMOS QUE ALGUNS AMBIENTES FORAM DESTAQUES COM FORROS DE MADEIRA, PISOS DE PEDRA NATURAL E DECORAÇÃO RÚSTICA. VOCÊ ACHA QUE ESTA TENDÊNCIA CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO DO MERCADO DE PISOS VINÍLICOS?

Sim. Porque, primeiro, ele tem a facilidade de reproduzir qualquer tipo de acabamento natural. A sua película decorativa pode escanear e reproduzir qualquer alcance que o projeto tenha, ou mesmo que os fabricantes e arquitetos proponham para o piso vinílico. E o acabamento amadeirado traz um tom clássico aos ambientes, de conforto e aconchego. O piso vinílico realmente tem inúmeras extensões.


Tanto é, que hoje sua aplicação não fia restrita ao piso (apesar da classificação do produto ser piso vinílico), o encontramos em paredes, teto.

Este último caso, que tem sido destaque, deve-se à facilidade de aplicação, ao pouco peso que o material apresenta, à facilidade de fiação e ao desempenho acústico.

Por falar em desempenho acústico, vários são os projetos com instalação de pisos vinílicos em salões de festas justamente por esta característica, por proporcionar isolamento de sons que não atrapalham a vida de quem está nos ambientes próximos.


NÓS JÁ VIMOS MUITAS APLICAÇÕES NAS PAREDES, NO CHÃO E ATÉ MESMO NOS TETOS, ALGUM INSIGHT SOBRE NOVAS APLICAÇÕES?

Temos feito muito a aplicação do piso nas paredes onde se posicionam as camas nos dormitórios, que por seu acabamento amadeirado reproduz a cabeceira de cama.

Nós também já executamos projetos em que revestimos balcões de atendimento em hotéis e áreas de alto fluxo de atendimento.

Além de revestir a superfície, tem alta resistência à abrasão e por possuir alta flexibilidade, pode ser utilizada para revestir os mais diversos tipos de locais, desde que a aplicação seja feita adequadamente.


SOBRE AS DIFERENÇAS DOS REVESTIMENTOS, QUAIS COMPARAÇÕES VOCÊ DESTACA ENTRE O PORCELANATO E O PISO VINÍLICO?

Quem se aprofunda na hora de escolher um acabamento cerâmico ou vinílico sofre impacto imediato no quesito instalação. Quando o consumidor opta pelo piso cerâmico, a área em que o produto será instalado deve ser totalmente bloqueada para uso, gera incômodo de barulho, sujeira e umidade. Por conta disso tudo, normalmente a instalação só pode ser executada em horários específicos.

Já o piso vinílico dá a oportunidade de instalação em horários noturnos e sem restrições

de regras de condomínio, exatamente por não exigir o uso de nenhum equipamento, como a serra mármore.


Além disso, é um produto atérmico, proporciona conforto nos ambientes íntimos (não é um piso frio); a manutenção é de extrema facilidade, principalmente a limpeza pelo fato de não ter o rejunte, que com o tempo vai se tornando poroso e acumula sujidade; também não há o prejuízo estético, não dá a impressão de que o piso está encardido. Ou seja, ele tem a facilidade da manutenção, com total resistência à água, isso é importante citar, pois temos a cultura de limpeza baseada no uso excessivo

de água. Ainda falando em higiene, em comparação ao cerâmico, não é necessário a utilização de produtos de alta densidade química, o que descomplica a relação de manutenção da beleza do produto.


NA SUA OPINIÃO, OS FENÔMENOS CLIMÁTICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS,AMBIENTAIS, CONTRIBUEM PARA ESTA MISTURA AGRADÁVEL ENTRE NATUREZA E ARQUITETURA?

Sim, eu entendo que diante do momento que estamos vivendo, de um mundo globalizado e conectado, desejamos construir um porto seguro em nossa residência. E quando você começa a compor esse lugar, a variedade de matérias-primas utilizadas, principalmente as de componentes naturais, faz com que despertemos para uma consciência ecológica, que tenhamos comprometimento de traduzir e transformar um planeta melhor para as próximas gerações. E isso aflora através da decoração da própria residência.

E para construir esse porto seguro, hoje contamos com uma cadeia varejista que propõe inúmeras opções de produtos. Para quem prefere, temos os home centers que contam com a cultura do autosserviço e para aqueles que optam pela orientação profissional, conseguem atingir um resultado além do esperado.


COM ISSO TUDO PODEMOS CONCLUIR QUE O PISO VINÍLICO CABE EM QUALQUER

PROJETO?

Com certeza! Ele só tem a restrição de ser instalado em áreas externas, mas nos ambientes internos (corporativos, comerciais e residenciais) a sua facilidade e multiplicação de aplicação faz com que ele seja uma tendência forte.

Especificamente no mercado brasileiro, hoje o piso vinílico consegue ajudar o consumidor a transformar uma tendência, que antes era única do piso cerâmico, e através de sua fácil aplicação, permite transitar por todos ambientes e

não somente no piso.





ALÉM DA VERSATILIDADE DE APLICAÇÃO JÁ CONHECIDA, DE SER UM PRODUTO DE FÁCIL MANUTENÇÃO, ELE AINDA PASSA, DE ACORDO COM OS ARQUITETOS, UMA SENSAÇÃO DE CONFORTO. HÁ ALGUMA OUTRA LIGAÇÃO NO QUESITO TRAZER A NATUREZA PRA DENTRO DE CASA?

Sem dúvida, todo acabamento amadeirado traduz uma relação com a natureza e ainda de personalização, pois o desenho da madeira não será reproduzido da mesma forma em outros ambientes e isso dá a sensação de exclusividade. E no piso vinílico, é possível a reprodução fil desses desenhos, devido à lâmina decorativa e textura. A relação de conforto também se amplia por conta de ser um piso, que com o toque do usuário, gera a sensação de proteção. Ele não causa qualquer desconforto térmico, tornando o ambiente mais aconchegante. Isso graças à base vinílica, que tem alto poder de absorção de impacto e traz sensação maior de proteção para quem está no ambiente.





107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page