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Pesquisa e Desenvolvimento P&D Finottato

Atualizado: 24 de nov. de 2023

O caminho do produto até chegar a sua mão, é isso o que mostraremos neste novo blog, explicando como a Finottato cria seus produtos por meio de um departamento especial: o de Pesquisa e Desenvolvimento P&D Finottato.


Idealizar um lugar só nosso, com a nossa cara é um trabalho muito gostoso que envolve muitos processos, para que saia do jeito que queremos. Para compor o espaço, uma imensidão de produtos, um mar sem fim! Na hora da escolha, nas prateleiras das lojas físicas e nos e-commerce, não imaginamos o quanto há de pessoas e processos envolvidos para que os produtos estejam ali, prontinhos para comprarmos. Bem como disse algum pensador das redes sociais: “quem vê close, não vê corre”! No nosso caso: quem vê produto pronto, não vê todo o processo por trás dele! E é natural não pensar nisso quando não se faz parte do dia a dia essas questões da cadeia produtiva de um bem de consumo.


Embora em algumas empresas existam um processo a ser seguido, é importante ressaltar que não há uma regra universal, cada corporação tem um jeito peculiar de conduzir a criação dos seus produtos.


Por isso, queremos compartilhar um pouco do processo de desenvolvimento dos produtos Finottato, desde o nascimento até o momento que chegam as mãos dos consumidores.


A Finottato tem uma área que existe especialmente destinada a esse fim, é o departamento de desenvolvimento de produto, o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). E para explicar como tudo se desenrola, contamos com a ajuda do Rafael Roecker, nosso gerente de Produto e Marketing.



A Finottato tem um departamento de P&D


Formado em Design de Produtos, Rafael tem mais de 15 anos de experiência na criação e desenvolvimento de produtos, dos quais, mais de 10 à frente do setor de criação da marca. Segundo ele, ter um departamento específico de criação e desenvolvimento de produto é um grande diferencial que uma marca pode ter: “Estamos constantemente conectados com o nosso público de forma que conseguimos entender seus anseios e necessidades. Com essas informações idealizamos novos conceitos, criamos produtos e produzimos algo que efetivamente vai fazer a diferença na vida das pessoas. Dessa forma, participamos de todo o processo produtivo, para assim entregarmos com excelência produtos de ótima qualidade”.


Com a liderança do Rafael e com esse propósito em mente, a equipe de P&D composta por Designers de Produto, faz a gestão do fluxo de processo de cada criação guiado por método que consiste em 5 etapas.


O pontapé inicial


Primeiramente, antes de se materializar qualquer coisa, imaginamos, ficamos no campo subjetivo. É a fase muito parecida com o que na linguagem da comunicação chamamos de brainstorming, onde temos uma enxurrada de insights provenientes de outros setores internos da empresa, do mercado, de uma série de curadoria de informações e visitas a feiras ao redor do mundo para apurar as tendências. Isso tudo com a finalidade de servir como referência para a criação de um novo membro do portfólio.


As 5 etapas do processo de Pesquisa e Desenvolvimento de produto - P&D



A PESQUISA é o pontapé inicial do processo. É o momento da validação dos insights, realizada por meio do monitoramento de mercado, análise de novas tecnologias e de tendências. As referências são coletadas através de pesquisa de campo, no PDV, entrevista com especificadores e outros.


É importante ressaltar que, um novo produto ou uma nova linha precisa ter um objetivo estratégico, como por exemplo abrir um novo nicho ou preencher alguma lacuna no mercado; claro, buscando sempre o incremento nas vendas e a prosperidade do negócio. Além disso, é preciso que siga as premissas básicas: estética, qualidade e competividade.


Feito isso, a gente dá mais um passo adiante, agora para o DESENVOLVIMENTO. Aqui, determinamos o posicionamento, criação, validação de materiais e processos e testes, ou seja, o processo de design como um todo.


Chegou a hora da EXECUÇÃO, momento da aprovação, naming, embalagem, produção, etc.


Após um rigoroso controle de qualidade... o LANÇAMENTO! Onde acontece a execução de todas as ações de comunicação criadas para introduzir o produto ao mercado, os treinamentos, eventos e por fim, o monitoramento.


Após todas essas etapas, o trabalho continua! Com o MONITORAMENTO que consiste em frequentes análises e validações dos resultados por meio do acompanhamento de performance, aceitação e percepção de valor da marca.


Esse entendimento de todo o processo de criação e inovação, só é possível por termos um departamento especialista em desenvolvimento de produtos. Isso significa economia de recursos, de tempo e ainda, a segurança de um olhar que atenda exatamente a necessidade do consumidor, devido ao conhecimento tático do mercado.


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