top of page

O que é junta seca?

Para entender o que é junta seca, primeiro vamos definir o que é junta em uma obra.


As construções sofrem interferência direta das variações de temperatura e até sobrecargas, e por consequência, o revestimento também. Para amenizar essa situação, é necessário soluções para que a movimentação seja absorvida e evitem a danificação do revestimento.


Por isso, a existência da junta – intervalo entre duas partes que permite a movimentação da base sem que cause prejuízo nas peças. Por exemplo, é o espaço onde é aplicada a argamassa de rejunte para o assentamento da cerâmica.


No caso da junta seca, a instalação é feita apenas encostando um revestimento no outro, sem a necessidade de espaçamento e aplicação de argamassa de rejunte.


Fique atento! Nem todo revestimento pode ser instalado com junta seca, é o caso da maioria dos pisos frios, como o cerâmico e o porcelanato.


Já o piso vinílico, como o da Finottato, é possível que a instalação seja realizada com a ausência total de rejunte e qualquer espaço, encostando totalmente as réguas ou placas umas nas outras, ou seja, junta seca.


Réguas de piso vinílico instaladas bem juntinhas, com junta seca
Junta seca - réguas encostadas umas nas outras

E por que isso é possível?

É preciso que o revestimento vinílico seja de qualidade para a possibilitar a instalação com junta seca. É importante que as réguas e placas tenham dimensões e esquadro perfeitos para que haja o encostamento total das peças e todas as suas laterais.


E isso é exatamente o que a Finottato entrega em seus produtos: pisos com cortes e medidas exatas que garantem uma instalação com junta seca perfeita. E mais que isso, uma performance de aproveitamento de 100% das réguas ou placas, proporcionando uma menor margem de quebra (e claro, menor desperdício).


As réguas e placas Finottato ficam realmente encostadas umas nas outras, já que não é preciso distância de dilatação para “trabalharem” conforme a variação de temperatura. O espaço para isso fica nas extremidades, embaixo dos rodapés.


Quais são as vantagens do uso da junta seca?

A instalação do vinílico deve ser feita exclusivamente com essa técnica, o que traz vantagens como:


Facilidade na hora da instalação – você já viu como é fácil instalar o piso vinílico? Depois que o contrapiso é preparado e aplicada a cola, as réguas ou paginadas vão sendo colocadas umas encostadas nas outras.


Homem instalando piso vinilico
Instalação fácil e limpa: assentamento com cola

Instalação mais limpa – para o assentamento do piso vinílico, é necessária somente a cola, que não causa sujeira, diferente do revestimento frio em que é necessário o espalhamento mais grosso de argamassa no contrapiso, e em alguns casos também na própria peça (chamada de técnica de dupla colagem) para dar aderência. Além do acabamento com a argamassa de rejunte.


Visual homogêneo – como as réguas e placas, já comentado acima, ficam encostadas umas nas outras, o campo visual da superfície é contínua, sem interrupção, o que também dá a sensação de amplitude.


Ambiente amplo com piso vinilico
Amplitude de ambiente, visual homogêneo

Praticidade na limpeza diária – a higienização dos pisos é simples, e uma das razões é a ausência de rejunte, que causa acúmulo de sujeiras e bactérias. Basta um pano umedecido em água com detergente neutro para assepsia diária.


Não armazena poeira, ácaros ou bactérias – porque não há espaço para a proliferação delas, por isso também, a facilidade de limpeza, conforme já mencionado no item anterior.


Na hora de construir ou reformar é sempre importante levar em consideração as vantagens que o revestimento, e a instalação, proporciona e a junta seca é fundamental para escolha.


Para os pisos clicados, a junta seca já é natural do sistema, pois no momento da instalação os cliques unem as réguas sem espaço entre elas.


Se quiser dar uma olhadinha no reels em que resumimos o assunto, dá um pulinho no nosso perfil do Instagram @finottato.

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page