top of page

Abreu Jr.: inspirações, arquitetura e vida.

Atualizado: 25 de mar. de 2020

Tranquilo, com voz mansa e um repertório recheado de experiências e referências, Abreu Júnior, arquiteto nascido em Londrina e que escolheu Florianópolis para viver, abriu as portas da Casa Canto para compartilhar conosco um pouco da sua história e inspirações.

O resultado foi um bate-papo gostoso e rico, como a casa centenária ressignificada e transformada em um centro de ideias e conteúdo.


Paranaense por nascimento e catarinense por amor e tempo de casa, Abreu veio com 16 anos para a cidade, cursou Arquitetura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e passou uma temporada morando na França, onde os arquitetos e os decoradores do país deixaram um grande legado a ele.


PROJETO EMBLEMÁTICO

Por 15 anos, trabalhou como curador na Mostra Casa Nova – mostra de arquitetura e decoração - onde participou de um exercício, em que fora lançada a questão: com quantos m² um casal conseguiria viver bem? Desafio aceito, o profissional desenhou a Casa Cápsula, uma casa de vidro de 55 m² com elementos singulares e que supriam as necessidades diárias do casal. A intenção do projeto era fazer forte relação entre o interior e o exterior, conforme prega a arquitetura moderna: as pessoas dentro da casa

relacionando-se com o exterior.


ARQUITETO E PROJETO PREFERIDOS NO MUNDO

Dos profissionais e projetos que o inspiram, Abreu destaca o francês Le Corbusier, um dos principais arquitetos da arquitetura moderna e sua obra atemporal: casa Villa Savoye, localizada próxima a Paris. O arquiteto nos explicou que a Villa Savoye foi

a primeira casa com fachada livre, janelas em fita, pilotis, terraço jardim e planta livre.

A obra arquitetônica influenciou uma geração de arquitetos do pós-guerra a buscar o simples, discurso que reverbera até os dias atuais e para Abreu: “Essa casa representa muito bem este conjunto de ideias”.


OS BRASILEIROS

Em terras brasileiras, Abreu destacou 2 arquitetos, o renomado Isay Weinfeld, arquiteto contemporâneo - entre os seus projetos estão os Hotéis Fasano Boa Vista (São Paulo) e Fasano Las Piedras (Punta del Este) - e Lúcio Costa, grande pesquisador da arquitetura colonial brasileira que traduziu em arquitetura moderna e influenciou uma geração, dentre esta, Niemeyer. Ambos influenciados por Le Corbusier.


PROJETOS COM PROPÓSITO

Em seu mais recente projeto, Abreu convidou 15 arquitetos para ajudá-lo a responder uma questão: como ressignificar uma casa centenária localizada na histórica e charmosa esquina da rua Luiz Delfino? E o que ela poderia ser e representar para a

cidade? Esse coletivo pensou em devolver a Florianópolis uma esquina interessante e chegaram à solução de uma casa colaborativa, que tem desde um corpo de arquitetura, arte, fotografia a uma hospedagem artística, que recebe os convidados do conteúdo da casa. Para a parte de entretenimento, há uma área no porão, onde acontecem palestras, cursos, workshops, imersões, música e gastronomia.


Curiosamente, a casa possui profunda relação com a música: os primeiros moradores estudaram piano com Villa Lobos, ou seja, existe uma história presente no local.

O profissional destaca a importância sobre a pesquisa histórica, que deve ser voltada ao propósito e a qual questionamento esse grupo de arquitetos tinham a responder.

E a resposta foi: uma casa ligada à arte e cultura, em que as pessoas pudessem frequentar e não um local comercial fechado, limitado. Isso foi um dos elementos que movimentou a construção da ideia que hoje está aí, pronta e muito bem frequentada.



Ainda falando sobre aquilo que se busca, o Propósito é um dos 3 Ps (junto à

Política e Problema) abordados no livro Empreendedorismo Subversivo, do autor

Facundo Guerra (um dos autores que tem o influenciado ultimamente), um paulista que pensa a cidade em todos os seus empreendimentos comerciais de forma a devolver algo ao local. Esse retorno para a cidade tem a ver com a Política. Um exemplo foi o Mirante 9 de julho, localizado atrás do MASP (SP), local antes ocupado por moradores de rua, foi ressignificado por Facundo com a criação de um Café. Mas, essa nova configuração não os empurrou para longe dali, pois o estabelecimento oferece

água e banheiro para eles. O último P diz respeito a resolver um Problema.

Após a confirmação de que é necessário a criação de um estabelecimento, parte-se para a resolução das questões técnicas. No caso do espaço de música em uma área residencial, o desafio é não causar incômodo sonoro aos vizinhos.


INSPIRAÇÕES

Vêm de um repertório vasto, que vão se acumulando ao longo da própria história e apurando- se com o passar das etapas da vida. Abreu destaca dentro desse repertório, suas duas voltas ao mundo.

Na primeira realizada em 2006, o foco foi visitar os lugares com elementos da arquitetura antiga e a segunda, em 2012, as cidades à beira do mar foram as escolhidas.

Os passeios, as observações de cada local, suas particularidades, o que cada um tinha a apresentar e até mesmo as hospedagens durante as viagens, tornam-se referências para os seus projetos.


Do seu acervo pessoal, o arquiteto nos trouxe alguns itens que ilustram o que faz e o que tem para ajudá-lo quando precisa se inspirar. Destes, destacou 4, adquiridos há um tempo e que fazem parte da sua vida profissional e pessoal, até hoje.


Livro do Vilanova Artigas - arquiteto e grande representante da escola moderna paulista e brasileira. Uma feliz coincidência: em Londrina, quando ainda criança, via obras deste arquiteto e mesmo sem entender, essas já o fascinavam.


Disco de vinil do Chico Buarque – primeiro compositor e cantor que o influenciou quando começou a gostar de música. Curiosamente, ele cursou em torno de 3 anos de Arquitetura.


Xadrez década 40 – embora tenha sido criado na década de 40, o jogo ainda é supermoderno com suas peças que são caracterizadas pela forma de movimento de

cada componente do tabuleiro, por exemplo: a rainha é um cubo com uma esfera em cima, que demonstra que pode se movimentar por onde quiser; o cavalo é

em forma de “L”, que é justamente o seu movimento.


Livro do Isay Weinfeld – um dos mestres da arquitetura brasileira, que Abreu teve a oportunidade de conhecer pessoalmente, quando aceitou seu convite para um talk

em Florianópolis. Segundo Abreu, Isay é um dos principais arquitetos do Brasil e do mundo.






122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page