Buscar
  • Finottato

Tudo começa pela Base

Atualizado: Mar 3

Para a estreia do nosso blog nada melhor do que abordar um assunto que é essencial para o sucesso da instalação dos pisos vinílicos: a preparação do contrapiso.


Tudo começa pela base, assim como tudo em nossa vida. Ter alicerces consolidados proporciona crescimento mais saudável, bom êxito na escolha de caminhos e formação de pessoas melhores, tudo isso graças a uma boa preparação.

Trazendo essa analogia para o universo dos revestimentos, a boa preparação do contrapiso, base que recebe os vinílicos, deve ser criteriosa e é a etapa mais importante de todo o processo.


Para isso, é válido ter um planejamento: certificar-se de que as condições sejam favoráveis ao recebimento do revestimento, pois é o que vai garantir que o produto instalado fique do jeito que desejamos.

Em comparação aos outros tipos de revestimentos, os pisos vinílicos apresentam vantagens que devem ser levadas em conta.


Eles não demandam grandes esforços na hora de instalar e não fazem sujeira! Isso é um fator muito levado em conta no momento em que se pensa em fazer alguma mudança na casa.

A sensação de conforto é imensa ao andar sobre o piso graças às camadas de PVC e à base emborrachada da sua composição, que oferecem conforto térmico e acústico.


Para usufruir dessas vantagens sem qualquer dor de cabeça como: retratação de imperfeições do contrapiso, descolamento das réguas, bolha de água na superfície, é essencial todo o cuidado na preparação do contrapiso.

Como queremos ver os pisos instalados lindamente, vamos fazer um checklist que vai te ajudar a trilhar o caminho do sucesso! Acompanhe nosso passo a passo:


1º Passo: Limpeza

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma boa limpeza na superfície, fazendo a retirada de todo tipo de sujeira. Para as mais difíceis, vale usar uma lixa manual ou automática.


2º Passo: Umidade em bases cimentícias

Réguas instaladas em ambientes com umidade ascendente (quando piso térreo) ou represada da cura do contrapiso, podem bloquear a evaporação da umidade e o contato direto com o adesivo à base d’água perderá sua eficiência, soltando as réguas. Para certificar-se, vale um simples teste: grude um plástico transparente retangular com fita adesiva nos quatro lados no chão e aguarde por 24 horas. Após isso, se o plástico estiver úmido, contate um especialista para averiguar a presença de água represada no alicerce e contrapiso do ambiente.

Dentre as opções no mercado, o “primer antiumidade quartzolit” evita o desplacamento do revestimento ou perda de adesividade, impedindo a passagem de umidade. Se não houver presença de umidade, pode ser usado o “primer base quartzolit” e em caso de sobreposição, o “primer sobreposição quartzolit”. Após a aplicação, prossiga com o passo a passo.


3º Passo: Firmeza

Para que as réguas não se desloquem, é preciso que a superfície do contrapiso esteja firme e bem estruturada.

Outro fator importante a ser observado, é se o contrapiso é forte o suficiente para suportar o peso dos móveis e demais objetos, caso contrário, o chão pode ceder ocasionando rompimento do vinílico.


4º Passo: Nivelação

É importante deixar o contrapiso o mais nivelado possível! Para a correção de imperfeições como ondulações, buracos e outros tipos de desníveis, podemos usar o insumo cimentício autonivelante ou massa niveladora, como a massa de regularização de contrapisos “prepara pro quartzolit” – com secagem ultrarrápida para áreas internas de tráfego intenso. O “nivela rápido quartzolit” também é outra opção: é um autonivelante que regulariza e nivela, com aplicação em única demão para ambientes internos e liberação rápida.


5º Passo: Adesivo

A escolha do adesivo correto também é um passo fundamental para o sucesso da instalação de um piso vinílico. O “adesivo para pisos vinílicos quartzolit” deve ser misturado e aplicado com uma desempenadeira de aço dentada A4 sobre a superfície nivelada e seca. Após 15 minutos da aplicação, pode-se iniciar a instalação do piso vinílico. É importante pressionar as réguas sobre o solo para garantir a perfeita aderência.




#base #preparo #instalaçãodepisos #quartzolit #regularização #contrapiso

53 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Rua Manoel João Martins, s/n - Praia de Fora - Palhoça - Santa Catarina - Brasil.